top of page
Buscar
  • Foto do escritorpaulacarvalho28

Autobiografia (reinventada) de João Pé-Leve

Atualizado: 16 de mar. de 2022

Eu nasci em Vila Nogueira de Azeitão, em 1908. Os meus pais eram agricultores e não tínhamos possibilidades financeiras para eu ir estudar, por isso comecei a trabalhar muito cedo para poder ajudar a minha família.

Quando completei os meus trinta e cinco anos, a vida levou-me e fui viver em Moçambique. Fiquei encantado com as cores dos trajes das pessoas, com os cheiros das comidas e com a simplicidade da sua vida. Esta experiência marcou a minha vida. As cores ficaram no meu coração e mais tarde ganharam vida nas minhas pinturas.

Sempre quis pintar, mas nunca tinha surgido oportunidade. Quando me reformei, decidi realizar o meu sonho. Comprei telas, tintas de óleo e tintas de acrílico, pincéis, paletas e alguns livros para ver como se pinta. Decidi aprender a pintar sozinho. Já tinha uma certa idade e estava com vergonha de frequentar um curso.

Comecei simplesmente a pintar utilizando as cores que vinham à minha memória, as pessoas que passaram pela minha vida e a imaginação que vinha da minha vontade de representar. Tudo feito de forma simples.

A pintura que gostei mais de fazer era um senhor a agarrar um bastão. Uma vez encontrei um senhor que me acolheu na sua casa quando precisava. Como ele era pastor, decidi pintá-lo com bastão para me lembrar sempre dele. Assim vocês vão conhecer uma boa pessoa.


Nelson Sousa, 6.ºA

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Jogo do Pau

Numa tarde de quarta-feira, um menino chamado Pedro estava num circo e estavam duas pessoas chamadas Ana e Francisco a jogar um jogo com dois paus de madeira, chamado “jogo do pau”. Este jogo teve ori

bottom of page